História de Eusébio

banner-eusebio

Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 25 km da capital cearense, Eusébio foi criado em 19 de junho de 1987. Com uma população estimada em 46 mil habitantes (Censo 2010 – IBGE), o município, cujo nome homenageia o abolicionista Eusébio de Queiroz, tem uma área de 79 km².

Com localização privilegiada, Eusébio tem acesso pelas BRs 116 e 222, pelo anel viário e pela CE-040. O município se destaca no setor industrial, que representa 62,37% da economia local, com mais de 3 mil empresas, sendo 150 indústrias de grande porte instaladas nos seus três pólos industriais (2 no bairro Jabuti/Pedras, onde está localizada a Fábrica Fortaleza) e um na área central (Grande Sede). Os setores de serviços e de agropecuária completam o quadro econômico local, respondendo, respectivamente, por 36,75% e 0,88% do total.

Referência pelo 2° lugar no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), aferido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Eusébio também ocupa posição de destaque nos indicadores sociais: é o 16° município do Ceará no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os números fazem de Eusébio uma das localidades mais atrativas para a construção civil, setor que concentra, hoje, na cidade, a construç��o de mais de 200 condomínios.

Eusébio conta, ainda, com duas importantes datas no calendário cultural, responsáveis pela movimentação do comércio local e atração de turistas. A Paixão de Cristo já �������� a maior do Ceará, com elenco de 480 atores e público estimado em 14 mil pessoas nos dois dias de apresentação. Os festejos de junho, que também marcam as comemorações pela emancipação política do município, também já são conhecidos e esperados: em sete dias de shows de forró e apresentações de quadrilhas juninas, eusebienses e moradores de cidades vizinhas se reúnem na Praça do Pólo de Lazer.