Câmara aprova projeto que trata do controle do desperdício de água

• 30 de março de 2015

A Câmara Municipal de Eusébio realizou nesta segunda-feira, 30, a 6ª sessão ordinária de 2015, com a análise de quatro propostas em pauta. Dentre elas, o Projeto de Lei Ordinária 5/2015, de autoria da vereadora Wanda Morais, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável pela Cagece;  institui o programa municipal de conservação e uso racional da água em edificações, e cria concurso de economia de água nas escolas da rede municipal.

De acordo com o projeto, as escolas mantidas pelo Município do Eusébio realizarão um concurso anual, com o objetivo de premiar quem economizar o consumo de água nas dependências das escolas. O objetivo do concurso é promover a redução do desperdício de água potável e promover a divulgação de métodos para o diagnóstico e mediação.

O vereador França, por sua vez, apresentou o Projeto de Lei Ordinária 17/2015 que denomina de Alisson da Silva Santos, uma creche do Parque Havaí. O vereador  Michel Chokito propôs o Projeto de Decreto Legislativo 5/2015, denominando de Travessa Luís Cândido de Miranda uma Artéria do Município De Eusébio, que fica localizada no bairro Guaribas.

Os parlamentares votaram também um requerimento proposto pelo vereador Roberto Rocha requerendo o envio de expediente à Secretaria de Justiça do Estado do Ceará solicitando a implantação de uma unidade do Vapt Vupt no município de Eusébio.

O Projeto de Lei Ordinária 18/2015, de autoria do vereador Paulo César, instituindo o dia 19 de março, como feriado religioso, foi lido em plenário e enviado às comissões técnicas. Segundo a justificativa do projeto, essa data que é dedicada ao padroeiro do Ceará, São José, ocorre de maneira regionalizada e organizada pelos municípios, sendo necessária a edição de uma lei para que o Eusébio possa ter em seu calendário também esse feriado religioso.

Durante a sessão, o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu convidou os vereadores e a população eusebiense para se fazerem presentes a apresentação da Paixão e Cristo 2015, que acontece nesta quinta (2) e sextas-feiras (3) próximas na cidade cenográfica Eusebelém.

Durante a sessão houve a solenidade de entrega da comenda Maestro Manoel Ferreira Lima, da Câmara Municipal de Eusébio, à monitores, instrutores, coreógrafos e regentes do projeto de música nas escolas do município de Eusébio, desde 2005 ate os dias de hoje. A comenda foi criada através de projeto apresentado pelo vereador Tarcísio da Cultura e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A Banda Marcial Marta Cordeiro, que fez uma apresentação aos vereadores e presentes, também foi homenageada.