Câmara de Eusébio analisa projeto sobre segurança nas escolas

• 13 de abril de 2015

A Câmara Municipal de Eusébio realizou nesta segunda-feira, 13, a 8ª Reunião Ordinária da 3ª Sessão Legislativa de 2015, quando duas propostas constaram na pauta da sessão. Uma delas foi Projeto de Lei Ordinária 21/2015, de autoria do vereador Fares Filho, que dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal de promover a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas da rede pública municipal de ensino, que foi lido em plenário e enviado às comissões técnicas para análise e elaboração de parecer.

De acordo com a justificativa do projeto, a instalação das câmeras devolverá a tranquilidade necessária à direção, aos professores, aos funcionários e à maioria dos bons alunos, que vão à escola para estudar, e não para praticar vandalismo ou violência. Segundo Fares Filho, em todo o País há vários exemplos de ações semelhantes, como por exemplo, no Rio Grande do Sul, aonde o monitoramento eletrônico vem ajudando a combater o vandalismo e coibir os casos de agressão nas escolas.

Destaca ainda o exemplo da Bahia, onde a prevenção faz parte do programa de governo que implantou a Patrulha Escolar na área de abrangência de Salvador e Região Metropolitana.  Outra matéria que constava na pauta de votação foi o requerimento 25/2015 de autoria do vereador Joselito Tavares de Abreu (Goga) que requer a reativação do Programa Câmara Itinerante. A matéria deverá ser discutida na próxima sessão legislativa.