Av. Eduardo Sá, 50, Eusébio – CE – 61760-000 | 85 3260-1258

Câmara inicia os trabalhos legislativos de 2018

  • 20 de fevereiro de 2018

A Câmara Municipal de Eusébio iniciou os trabalhos legislativos de 2018, nesta segunda-feira (19), com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, que fez uma prestação de contas e apresentou os projetos para este ano. A sessão contou com a presença dos 15 vereadores sob o comando da nova presidente da Casa, Vereadora Neila Sá. A presidente solicitou um minuto de silêncio em homenagem a estudante vítima de acidente de trânsito no Eusébio. Em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Eusébio.

Após a explanação do prefeito, alguns vereadores se pronunciaram e fizeram indagações ao chefe da municipalidade. O vereador Chico do Posto indagou porque a prefeitura não elimina os contêineres utilizados como salas de aula. Já o vereador Tarcízinho Sá, perguntou como a prefeitura vai resolver o problema dos esgotos no bairro Autódromo e o vereador Tarcísio Christianne pediu ao prefeito que falasse sobre o projeto Sala do Autista.

O prefeito afirmou que não há como planejar construção de salas de aulas, pois a demanda só aparece no inicio do ano, além de existirem necessidades em outras áreas do município. Disse que os contêineres são utilizados como uma forma rápida de atender uma demanda, para não deixar nenhuma criança fora da escola. Disse que a prefeitura vai construir as salas, mas os contêineres serão utilizados quando for necessário.

Com relação aos esgotos, disse que toda responsabilidade nessa área é da Cagece, devido um convênio feito antes de sua primeira gestão em 2005, que é válido até 2035. “Estamos pleiteando junto a Cagece que o município assuma o setor, ou então que ela abra mão do convênio para que a responsabilidade seja repassada para outra empresa”.

Disse que por enquanto a Prefeitura, de forma emergencial para atender a população, vai canalizar os esgotos das casas antigas do bairro para dois conjuntos de tratamento de esgoto isolados do lençol freático. “Com isso espero que tecnicamente seja solucionado até que a Cagece, de forma definitiva, tome providência ou nova empresa assuma”, disse.

Quanto a Sala do autista, Acilon pediu a dilatação do prazo para inaugurar o local para julho, pois será o prazo para o Centro de Reabilitação novo ser inaugurado no segundo semestre. Destacou o trabalho do Setor de Inclusão, aonde vão todas as crianças que tem dificuldades. Sala do AEE e do NAMME, cujas crianças e jovens passam antes por um neuropediatra.

Em seguida, o vereador Nonato Xilito agradeceu ao Prefeito, pelo apoio dado a ele em diversas ações no Jabuti. O vereador Dadá, por sua vez, parabenizou a todos os vereadores e secretários e a população, pois no ano 2017, em meio a uma crise, o Eusébio conseguiu se sobressair de uma maneira cautelosa e destacou o compromisso da Prefeitura com a população.