Av. Eduardo Sá, 50, Eusébio – CE – 61760-000 | 85 3260-1258

Cira é a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara

  • 5 de janeiro de 2015

A Câmara Municipal de Eusébio reescreveu a história empossando a primeira mulher como presidente no Legislativo eusebiense, em 27 anos dehistória. A vereadora Cira Targino, empossada nesta quinta-feira (1º) como presidente da Casa, agradeceu pelo respeito e a confiança concedida por seus pares para exercer a missão de dirigir os destinos do legislativo municipal.

Também foram empossados os vereadores: Nonato Xilito (1º Vice-presidente), Fares Filho (2º Vice-presidente), Paulo César (1º Secretário), Wanda (2ª Secretária) e França (3º Secretário).

POSSE CIRA4Durante a solenidade, Cira fez a entrega de duas orquídeas a duas mulheres, que segundo ela, muito fizeram e fazem pelo município do Eusébio – sua mãe Terezinha Targino, que foi vereadora de Eusébio por dois mandatos (2000 a 2004 e 2005 a 2008) e a ex-primeira dama e atual secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Marta Gonçalves.

Em seu discurso, Cira reconheceu que está assumindo uma missão desafiadora, “Recebo a responsabilidade de ser a primeira presidente mulher a dirigir essa Casa, em 27 anos de existência dessa Câmara. Esse fato é de grande dimensão e importância, pois é um marco que ficará nos anais da história desse município”, afirmou.

Ela afirmou que será presidente não para ampliar um currículo pessoal, “mas para ampliar o patrimônio político da cidade de Eusébio, para fortalecer cada vez mais esse Poder Legislativo e fazer com que ele chegue mais perto da população”,afirmou sob os aplausos dos presentes.

A nova presidente do legislativo eusebiense destacou, ainda, que tem compromisso com os vereadores de ser o mais imparcial possível, proporcionando condições para que cada um desenvolva seu trabalho de representar o povo de Eusébio da melhor forma possível. “Estou muito feliz e agradecida e concluo minhas palavras pedindo a Deus que ilumine o nosso caminho em busca de oferecer ações e respostas positivas em favor do nosso povo”, observou a vereadora.

A solenidade foi presenciada pelo deputado estadual Bruno Gonçalves, pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves, pelos vereadores Nonato Xilito, Roberto Rocha, França, Tarcísio da Cultura, Neila Sá, Edinardo Masseno, Michel Chokito, Wanda, Fares Filho e Paulo César.

Perfil – Aldacira Targino da Silva nasceu em 25 de julho, na cidade de Fortaleza. Está no segundo mandato. No primeiro, de 2009 a 2012, foi eleita com 1.506 votos, tendo como maior base eleitoral, a localidade de Pedras/Santo Antônio. Neste segundo mandato, iniciado em 2013, obteve 1.379 votos, sendo a segunda mais votada entre os eleitos e a mais bem votada entre os vereadores de situação.

É formada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e em Letras pela Faculdade Vale do Jaguaribe. Trabalhou como professora em Eusébio de 1993 a 1996. De 1997 a 2005 foi diretora da Escola Moacir Ferreira, em Pedras. É casada e tem dois filhos.