Av. Eduardo Sá, 50, Eusébio – CE – 61760-000 | 85 3560-1158 | 85 3260-1258

Neila propõe a criação do Dia do Escritor Eusebiense

  • 21 de agosto de 2017

A vereadora Neila Sá (PEN) propôs o projeto de Lei 059 /2017 instituindo o Dia do Escritor Eusebiense a comemorar-se no dia 07 de maio de cada ano. A parlamentar justifica a propositura como uma forma de incentivar os escritores locais de nosso Município. Ela observa que mesmo já existindo o Dia Nacional do Escritor, entende como importante reservar um dia municipal para enaltecer os escritores locais.

Ela observa que a data escolhida, 07 de maio, é dia do nascimento da escritora Fabiana Guimarães, moradora da localidade da Mangabeira. “As ações que queremos levantar nesse dia são: estabelecer e estimular anualmente a semana literária; promover debates, seminários, feiras e outros movimentos literários; apoiar à criação da academia eusebiense de letras; promover encontros literários nas escolas públicas e particulares do Eusébio incluindo obras de autores locais; criar banco de dados com todos os escritores domiciliados no Eusébio.

E ainda, mediante a qualidade literária, priorizar na rede municipal de ensino a adoção de obras literárias dos escritores do Eusébio; promover a interação da Academia Eusebiense de Letras com as escolas da rede pública e particular do Eusébio; priorizar a participação dos escritores eusebienses nos projetos de leitura municipais; detectar os contadores de história eusebienses, enfatizando a importância da oralidade para a literatura.