Vereador Chico do Posto propõe que escolas tenham profissional treinado em primeiros socorros

• 20 de fevereiro de 2019
Vereador Chico do Posto

O vereador Chico do Posto apresentou projeto dispondo sobre a obrigatoriedade das Unidades de Ensino Público, no âmbito do município de Eusébio, disponibilizarem treinamento para pelo menos um profissional de seu quadro de funcionários com o curso de primeiros socorros, para atendimento emergencial a vítimas.

Segundo o parlamentar, todas as unidades de ensino público, deverão possuir em suas dependências ao menos um profissional com conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas e creches, o que deverá ser comprovado mediante certificado de conclusão de curso ou outro documento emitido por instituição capacitada.

Ressalta que a obrigação estabelecida tem o objetivo de fazer com que as escolas municipais, sem prejuízo de suas demais atividades ordinárias, ensinem os alunos de maneira correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, bem como a orientação e educação continua de professores e os funcionários de toda a rede municipal de educação para exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas e que exija um atendimento prévio imediato.

O vereador observa que os critérios e a oportunidade quanto à forma de aplicação dos Protocolos de Suporte Básico de Vida, sua periodicidade e da quantidade de profissionais habilitados por unidade escolar, bem como parâmetros a serem adotados quando das atividades externas deverão ser estabelecidas por decreto regulamentador do Poder Executivo.

“Os critérios estabelecidos pelas secretarias competentes deverão considerar o uso da estrutura interna da própria Administração Pública, tanto pessoal capacitado para a cessão do treinamento, preferencialmente com a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Ceará (CBMCE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) quanto de logradouros públicos para sua realização, não gerando assim gastos ao erário e aos funcionários participantes”, destaca.

A ideia é que os alunos receberão aulas de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras que acontecerão durante o período letivo. As unidades escolares deverão, ainda, manter em suas dependências um kit de primeiros socorros, o qual deverá ser adaptado à realidade desses estabelecimentos de ensino.

O vereador Chico do Posto pontua que o objetivo do projeto é dar assistência a muitas vidas que poderão ser salvas, “lamentavelmente há vários relatos de acidentes envolvendo crianças, sendo certo que, em razão da idade há grande possibilidade de estarem envolvidas em atividades internas e externas das creches e escolas que estudam. Temos que estar atentos, fiscalizar e cobrar essas providências. Creches e escolas, têm que ter 100% de preparo para garantir a segurança das crianças que estão sob sua responsabilidade”, assevera.