Av. Eduardo Sá, 50, Eusébio – CE – 61760-000 | 85 3560-1158 | 85 3260-1258

Vereador Fares Filho homenageia Odélia de Carvalho com denominação de rua

  • 20 de junho de 2017
_MG_9003

O vereador Fares Filho (PEN) apresentou nesta segunda-feira (19) dois projetos de decreto Legislativo oficializando os nomes de ruas na cidade. O de número 034/2017, por exemplo, oficializa a denominação de Travessa 11 uma artéria do bairro Novo Portugal. Atualmente a rua não tem denominação, o que prejudica os moradores quanto ao recebimento de correspondências, mercadorias e de serviços outros.

Já, por intermédio do projeto de decreto Legislativo nº 033/2011, o vereador quer oficializar a denominação da Rua Odélia de Carvalho, que fica no bairro Pires Façanha. A via trata-se da antiga Rua H do Loteamento Lagoa dos Pássaros. A mudança atende ao pedido da Associação dos Moradores da Lagoa dos Pássaros, representada pelo seu Presidente Sr. Eduardo Alessandro M. Schuster. Conforme a Associação, a sra. Maria Odélia Silva Carvalho que nasceu na cidade de Russas-CE, em 19 de Julho de 1935, foi uma das primeiras moradoras da rua, e com sua forma ativa e carinhosa conseguiu amealhar muitas amizades e benefícios para a localidade.

Perfil

Terceira, dos oito filhos de Raimundo Lima Silva e Tereza de Jesus Lima, cresceu em sua cidade natal, onde conheceu seu futuro marido. Em 1955, casou-se com Joaquim Torres de Carvalho, militar do Exército e posteriormente do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Desta união nasceram quatro filhos, José Humberto, José Roberto, Miguel Célio e Joaquim Torres, esse último, para sua tristeza, faleceu em 2010.

Em 1981 ficou viúva e responsável pela condução da família. No começo dos anos noventa, comprou de seu irmão, um terreno de um loteamento em Eusébio – CE e deu início a construção de um imóvel localizado atualmente na Associação dos Moradores Lagoa dos Pássaros. Muito ativa e participativa, foi uma das primeiras moradoras da rua, acompanhando e coordenando a construção do imóvel. Mesmo de forma discreta, era muito carismática e gostava das boas amizades.

Mostrava-se sempre orgulhosa de todos os filhos pois, conseguiu conduzí-Ios bem, especialmente o filho religioso, Monsenhor Carvalho, pertencente a Diocese de Vitória da Conquista, na Bahia, que depois de nove meses após sua partida, foi nomeado pelo Papa Francisco, 9º Bispo da Cidade de Caetiité, no sudoeste da Bahia, o que seria mais uma grande alegria se estivesse viva. Embora tivesse imóvel em Fortaleza, era muito apegada ao cotidiano desta pacata e ao mesmo tempo desenvolvida cidade de Eusébio.

Ao retornar de viagem, já convalescente, passou seu último final de semana usufruindo da paz e da tranquilidade deste local que adotou como sua segunda casa. Depois de ser surpreendida pelo diagnóstico de câncer intestinal e travar uma rápida e dolorosa batalha com a doença, tendo sempre os familiares ao seu lado , faleceu em Fortaleza, no dia 26 de maio de 2016, deixando três, dos quatro filhos, oito netos e dois bisnetos.