Av. Eduardo Sá, 50, Eusébio – CE – 61760-000 | 85 3560-1158 | 85 3260-1258

Vereadora Neila Sá propõe o Título de Cidadão de Eusébio a Gurgel do Amaral

  • 14 de novembro de 2017
IMG_2066

A vereadora Neila Sá, propôs o Projeto de Decreto Legislativo 066/2017, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Eusébio, ao Sr. Gurgel do Amaral. Segundo Neila, a homenagem é justa, pois é concedida a um profissional cearense, reconhecido nacionalmente, que há mais de 50 anos atua no embelezamento das mulheres, atuando como maquiador e cabeleireiro.

Gurgel do Amaral é formado em estética pela Francy Bell do Rio de Janeiro em 1956/1957. Maquiador com certificados reconhecidos pela Academia Charles Of The Ritz de Nova York. Tendo participado de cursos de Especialização nas Escolas de Vidal Sanssun em Londres e Tony Gui e Loreal em Paris.

Foi instrutor do SENAC durante 12 anos, formando profissionais da área de beleza e ministrou o primeiro curso de maquiagem no estado do Ceará. Formado pelo teatro Duse do Rio de Janeiro de Pascoal Carlos Magno para teatro, televisão e cinema com especialização em maquiagem; Maquiador oficial durante muitos anos do Concurso Miss Brasil/Miss Ceará e pioneiro como maquiador das academias de dança.

Em 1976 recebeu o troféu das Tintiras Miss Cleirol no clube America de Fortaleza onde obteve primeiro lugar. Dentre os inúmeros troféus recebidos destaca-se o “Gente que faz” outorgado pela campanha Sebrae/Rede Globo. Em 1988 recebeu o troféu Velas do Mucuripe em evento nacional realizado no Centro de Convenções do Ceará. Em 2004 recebeu o troféu 4º fundador no Teatro José de Alencar do 4° Festival Nacional de Dança e o Troféu “Me acostumei com você” onde foram homenageados 60 personalidades publicas do estado do Ceará em solenidade no Cine São Luiz.

É um dos fundadores da Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará. Recebeu, ainda, o troféu “Secador de Ouro” pela Taiff no 15° Encontro Regional da Beleza como melhor desfile de noivas. Em 1998 foi homenageado no canecão no 1° Festival Niase/Biocolor no Rio de Janeiro representando Ceará. Foi durante 3 anos (um mandato) presidente dos cabeleireiros e oficiais barbeiros

Foi o melhor maquiador 2 anos consecutivos 2000/02 pesquisa através revista Conexão Vip via internet e pesquisa popular entre profissionais da área de beleza. É curador do 1° Festival Vida e Arte do jornal o povo “Curadoria de beleza e estética”.

Foi codecorado pela Câmara Municipal de Fortaleza com a comenda Boticário Ferreira por serviços em prol da profissão, projeto apresentado pelo vereador Narcilio Andrade em 1996. A maior comenda do município.

Atualmente é presidente da Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará, onde desenvolve um trabalho de formação profissional colocando no mercado de trabalho profissionais capacitados, como já faz a anos em seu salão de beleza. Participa de feiras e eventos realizando desfiles e shows de penteados e maquiagem estilo de noivas e debutantes alem de administrar seu salão de beleza.

Presta serviços para varias empresas ministrando cursos de aperfeiçoamento em todo Nordeste. Mesmo com 50 anos de experiência ainda participa nas grandes feiras no Brasil e exterior para adquirir novos conhecimentos da evolução da cosmética de maquiagem e cabelo. Pioneiro dos desfiles de moda e um dos 8 empresarios que participou do 10 Ceará Sumer Fashion. Ministra cursos de auto maquiagem no projeto Viva da F 7 e na Faculdade de Estética.

Gurgel do Amaral é residente na cidade de Eusébio há 50 anos, desde quando era distrito do município de Aquiraz. Antes sua residência era o refúgio dos fins de semana da família, até que sua mãe quis residir no município. “Acompanhei todo crescimento do Eusébio. O plebiscito para se tomar cidade. Começamos os trabalhos com o social, nas grandes datas Natal, Dia das Mães, Café da Manhã para Idosos, o que a família gosta de fazer chegamos a receber no Natal 700 crianças distribuindo brinquedos, lanches. A fabrica Fortaleza muito contribuiu e algumas marcas de cosméticos. Foi quando surgiu a ideia da construção da nova igreja, sem demolir a existente. Realizamos festas, bingos, tudo que viesse somar para concretizar nosso objetivo. Tivemos ainda a doação do terreno pela Fábrica Fortaleza e pelo grupo Edson Queiroz, sob a liderança do Padre Paulo, pároco da igreja. Quando aqui cheguei, o comercio que começava surgir, além de pequenas empresas. Atualmente lido nos movimentos da igreja como posso”, afirma o homenageado.