O vereador Chico do Posto apresentou o projeto de indicação 06/2019 dispondo sobre a obrigatoriedade de profissional de psicologia nas escolas do município de Eusébio. O vereador solicita que após analisada a sugestão, que o prefeito municipal, entendendo a relevância da matéria, envie posterior mensagem com o referido projeto de lei em anexo.
Segundo a proposta, o município ficaria obrigado a manter em todas as unidades de ensino da rede pública municipal, pelo menos um profissional de psicologia, que deverá permanecer no interior de cada unidade de ensino todo o período de aula. “Caberá ao profissional realizar acompanhamento psicológico dos alunos e alunas da rede municipal de ensino e trabalhar, com o intuito de identificar possíveis transtornos psicológicos, bem como informar a direção da escola e aos pais ou responsáveis, sobre o que fora identificado e qual o procedimento a ser feito”, determina a norma.
O vereador justifica a proposta afirmando que no Brasil o suicídio é a quarta maior causa de morte entre os jovens. “Tristeza, isolamento e irritabilidade podem ser sinais que pode evidenciar que há algo errado”, diz. Segundo ele, nos últimos cinco anos a incidência de suicídios dentre jovens de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40%. Apresento esse projeto no sentido de minimizar essa situação no municipio, para que possamos garantir que os alunos possam ter acompanhamento de profissional evitando assim tragédias futuras”, pontuou.