Eusébio realiza programa Rádio Escola na versão virtual e estimula alunos ao protagonismo juvenil

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está dando continuidade, mesmo de forma virtual, com o programa Rádio Escola, tendo à frente o Departamento de Apoio ao Estudante (DAE). Segundo a secretária de Educação GorettiFrota, o Rádio Escola é um dos programas exitosos da Secretaria, que tem contribuído para o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos alunos no dia a dia da escola e da comunidade, além de possibilitar a formação cidadã dos alunos.

A coordenadora do DAE, Maria do Carmo Santos (Carmosa) observa que vem estimulando a realização desse trabalho visando manter os alunos integrados e participes das atividades no âmbito escolar, mesmo que de forma remota. A professora Lúcia Baltazar, que está à frente do programa Rádio Escola em Eusébio, disse que avaliando uma melhor forma de manter o programa em atividade, pensou na realização de vídeos onde os alunos pudessem escolher os temas e desenvolver os programas, que são divulgados nas redes sociais da Secretaria de Educação e do DAE e na plataforma onde os alunos estão tendo aulas pela internet.

“Mantive contato com as coordenadoras do programa em cada escola, através de um grupo de WhatsApp que criamos e passei as coordenadas de como os alunos poderiam criar os programas em casa, encontrar um cantinho para apresentar, em formato de telejornal. As coordenadoras passaram as vinhetas e os próprios alunos estão montando o programa. Foram surgindo vários temas e os participantes estão bem empolgados com esse trabalho. Temos também áudios das mães autorizando a publicação dos vídeos das crianças nas redes sociais”, destaca Lúcia.

Ela observa que os alunos estão realizando os vídeos nos intervalos das aulas online, “é como se estivessem no intervalo entre as aulas, e é uma forma de eles terem um pouco de entretenimento durante a semana,” observa. Entre os temas abordados, a prevenção e combate ao Novo Coronavírus foi um dos primeiros. A aluna Heloisa, do 5º ano, da Escola Adelino Bezerra, enviou seu vídeo pela Rádio Só Alegria, da Escola, tratando do tema Covid-19, abordando os sintomas mais comuns e mais graves, como ocorre o contágio, orientações às pessoas com sintomas, as formas de contágios e dicas de prevenção.

A aluna Eduarda Nascimento, da Escola Eduardo Alves Ramos, fez o Programa Pop Music, diretamente da sua casa e informou aos ouvintes sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, unindo música e informação com a Rádio Jovem. Já a aluna Luiza Santos, da Escola Oscar Feitosa, apresentou o Programa Assunto de Criança com a Rádio Tagarelando.

Outro tema abordado foi sobre o Dia dos Namorados. “Eles estão com vários temas e já temos muitos vídeos. As coordenadoras estão entrando em contato com eles e tirando as dúvidas e auxiliando no que eles estão precisando, além de orientarem sobre a escolha dos temas que podem ser abordados e o direcionamento dos mesmos. A experiência tem sido bem salutar e o retorno tem sido muito positivo,” concluiu Lucia Baltazar.

Fonte: http://eusebio.ce.gov.br/

Clique aqui e veja mais notícias sobre o município de Eusébio.