Vereador quer criar o Projeto “Doula”  na rede pública de saúde do Eusébio

Vereador quer criar o Projeto “Doula” na rede pública de saúde do Eusébio

O vereador Tarcísio da  Cultura, através do projeto de indicação 011/2017, quer anexar o projeto “Doula” na rede municipal de aperfeiçoamento do Sistema Único da Saúde (SUS). Ele afirma que a indicação se faz necessária como forma de humanização do parto, tendência nos países mais desenvolvidos. “Tal medida se mostra plausível com os dados de diminuição nos casos de depressão pós-parto, complicações durante o parto, bem como na maioria dos problemas gerados emocionalmente e fisicamente no decorrer de uma gestação”.

O vereador observa que, as “doulas”, (que vem do grego e significa a mulher que serve) surgiram na década de 1980 com o objetivo de amenizar o excesso de medicalização e resgatar a atmosfera acolhedora da rede de apoio entre as mulheres, retornando o significado da maternidade enquanto atividade vital. Afirma que nos dias atuais, a doula é aquela que está ao lado, que interage com a parturiente e que desempenha a função de suporte físico e emocional durante o pré-parto, parto e pós-parto.

O Projeto “Doula” visa, segundo Tarcisio da Cultura, oferece um suporte afetivo e emocional às gestantes e sua família durante a gravidez e o parto, além do aumento na qualidade de vida e da grande contribuição para a humanização do atendimento.  Ele diz que a presença amigável da “Doula” produz a redução do tempo de trabalho de parto; redução do uso de medicação para alívio da dor; redução do índice de cesáreas; aumento da taxa de aleitamento materno exclusivo, entre outros benefícios.

Com o projeto, o vereador propõe a montagem de um grupo de gestantes nos bairros do Eusébio, com o propósito de incentivar o parto normal e o acompanhamento do futuro pai junto á gestante durante esse período. O projeto será realizado com grupos de até cinco gestantes por vez, ou atendimento individual, com três encontros durante a gravidez, com acompanhamento durante a noite.

Deixe um comentário